São Miguel do Gostoso

20120626 (27)

       …
Fica pertinho de Touros
Simples e com praias naturais,
Um local rico em belezas
Com ar puro e muita Paz.

(Flávio Dantas/O Poeta do Povão)

(Clique aqui e leia o Cordel completo)

Cercada de praias, a 102 km da capital do Rio Grade do Norte, Natal, São Miguel do Gostoso é uma cidade pequena, em uma área de 342 quilômetros quadrados. O litoral tem muitas dunas e coqueiros que acompanham toda a extensa enseada que forma as praias.

Além das praias urbanas como Ponta do Santo Cristo, Xepa, Cardeiro e Maceió, há inúmeras outras praias belíssimas, com águas limpas e mornas, na região. Uma delas é a Praia de Tourinhos, formada por dunas fossilizadas que têm mais de 2500 anos. No município de São Miguel do Gostoso também fica a Praia do Marco. Ela tem esse nome porque foi ali que, um ano após o descobrimento do Brasil, os portugueses deixaram o primeiro marco colonizador nas terras brasileiras (Expedição Gaspar de Lemos, em 1501).

O povoado de Gostoso foi fundado em 29 de setembro de 1884, exatamente no dia dedicado a São Miguel pelo missionário frei João do Amor Divino.

Em 16 de julho de 1993, São Miguel do Gostoso conquistou sua emancipação política desmembrando-se de Touros e elevando-se à condição de município do Rio Grande do Norte com o nome de São Miguel de Touros. Por força de plebiscito, o município voltou à denominação de São Miguel do Gostoso e através da lei estadual nº 9.992, de 05 de maio de 2001, o município de São Miguel de Touros passou a denominar-se São Miguel do Gostoso.